terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Happy Valentine´s Day (Saiba como surgiu o dia de São Valentim)

O Dia de São Valentim, Dia dos Namorados, ou em inglês, Valentine’s Day, tem origem no Império Romano.
No reinado do Imperador Claudius II, Roma estava envolvida em diversas campanhas militares sangrentas e impopulares.
Claudius enfrentava, então, grandes dificuldades em recrutar novos soldados e acreditava que a razão destas dificuldades residia no fato de os homens resistirem em abandonar as suas namoradas, esposas e amantes. Tomou uma decisão drástica: cancelar todos os noivados e proibir todos os casamentos em Roma.
Quem se mobilizou em favor dos jovens amantes foi o Bispo de Terni, (cidade italiana a 75 km de Roma), chamado Valentim. O bispo resolveu começou um movimento de desobediência civil, defendendo o direito ao amor no Império Romano. E foi mais longe: passou a oficiar o casamento de todos aqueles que aparecessem em sua paróquia.
O Imperador Claudius acabou por ser informado destas cerimônias, e resolveu prender Valentim.
Preso, torturado e condenado à morte, enquanto esteve na prisão, ele teria recebido muitas mensagens de encorajamento e flores das pessoas que acreditavam no amor. Surgiu também, durante o seu cativeiro, uma mulher de nome Júlia, filha do seu carcereiro, cega desde nascença, que o visitara com alguma freqüência levando-lhe comida e muita conversa. Diz a história que Valentim, sensibilizado com o problema de Júlia, implorou diariamente a Deus para que a fizesse recuperar a visão. Certo dia, durante uma das suas visitas, uma luz iluminou a cela e Júlia começou a chorar? ela começou a ver. Perante este milagre, toda a sua família converteu-se ao Cristianismo. Claudius II, sabendo desta história e percebendo que Valentim não tinha renunciado o seu Deus, condenou-o à morte. Valentim, sacerdote cristão, teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.. 
São Valentim, além de proteger os namorados, é patrono dos Apicultores, e também é invocado contra a Peste. 


Não poderia deixar de postar estas delícias para homenagear esta data!!!


Um comentário:

  1. Não conhecia essa história, muito legal. Agora só me falta descobrir porque no Brasil se comemora em 12 de junho.
    AHAHAHAHAH

    ResponderExcluir